Estudar é uma coisa chata e quase ninguém gosta. Isso é fato.

Enquanto você poderia estar com seus amigos, vendo Netflix ou saindo com seu cremoso ou sua cremosa, você precisa estar lá todos os dias estudando na frente do computador.

Para poder aguentar isso no seu período de estudo para a prova da OAB, é fundamental que você saiba algumas técnicas que vão te ajudar a se manter focado e disciplinado no objetivo.

Mais especificamente, são 5, que vou elencar a partir de agora.

Mas antes disso, eu preciso que você entenda uma coisa: quando eu falo em estudar todos os dias, eu falo em manter uma rotina constante e saudável de estudos, isto é, manter um padrão parecido e ir aumentando conforme você conseguir.

Isso também quer dizer que não é para você querer estudar o dia inteiro no primeiro dia e depois de uma semana mal estar abrindo os cadernos.

E para você conseguir fazer isso, a melhor maneira que eu conheço é seguindo os 5 pontos a seguir.

DICA 1: FAÇA UM DESAFIO DE 30 DIAS

Passar em um concurso leva, muitas vezes, anos. Por isso você não pode deixar o seu cérebro saber que você precisa manter um padrão de estudos por anos para ser aprovado.

Você precisa começar se desafiando a fazer algo por 30 dias. Aí sim você consegue se convencer de estudar bem por esse período de tempo.

“Ah Amanda, mas daí depois de 30 dias vou parar de estudar?”

Claro que não, é aí que entra a mágica da coisa. Depois de 30 dias estudando você consegue criar um hábito que será muito mais fácil de ser repetido depois.

DICA 2: APLIQUE A REGRA DOS 2 MINUTOS

Criar um hábito não é simplesmente falar algo como “Vou estudar 6 horas por dia e esse será meu novo hábito diário”. NÃO, você precisa começar devagar.

Por isso comece com um hábito de 2 minutos.

Vou te dar um exemplo: fale para si mesmo que você vai acordar todo dias às 6 horas e colocar sua roupa de treino.

Quando você fizer isso, você estará instalando um hábito de 2 minutos e que será extremamente eficiente, porque a partir do momento que você está com a roupa do treino é muito mais fácil sair para ir na academia.

DICA 3: CRIE O AMBIENTE CERTO

Cara, não adianta querer estudar no sofá ou na cama, caso contrário você estará roncando que nem um trator 5 minutos depois que começar a estudar, principalmente se você começa a estudar cedo.

Por isso você precisa criar o ambiente certo. E o ambiente certo é aquele que favorece os seus estudos, mesmo que seja desconfortável.

Então pegue a sua cadeira e a sua mesa e não saia de lá, vai funcionar muito bem.

DICA 4: TENHA MENTORES

Eu sei que, se você é mulher, adora seguir um monte de coisas de cabelo e maquiagem no Instagram.

Eu também que, se você é homem, adora seguir e acompanhar um monte de mulheres bonitas todos os dias no Instagram, não é mesmo?

Mas você precisa parar agora com isso. Você é a média das 5 pessoas que você mais convive, então simplesmente para de seguir um monte de gente que não vai te levar a lugar nenhum e siga pessoas que realmente tem conteúdo de valor para te dar.

Você realmente tem noção do que é isso? Hoje em dia você pode até mesmo seguir e acompanhar BILIONÁRIOS na internet, coisa que até alguns anos atrás não seria nem pensado.

Eu te garanto, fazer isso será uma das maiores viradas de chave na sua vida. Essa é a dica mais importante das 5.

DICA 5: SE DÊ RECOMPENSAS

Se você pensar somente na recompensa final, que é ser aprovado no concurso e conseguir o cargo dos seus sonhos, você vai desmotivar muito fácil, porque isso é algo que ainda está um pouco distante da sua realidade.

Por isso você precisa se recompensar a cada pequena conquista. Um exemplo disso é se dar o direito de mexer uma hora no celular caso você cumpra metade do cronograma de estudos do dia antes das 16 horas.

Fazer isso vai te fazer desanimar menos e você será ainda mais eficiente em seus estudos.

E aí, gostou das dicas? Vai aplicá-las no seu dia a dia?

Eu espero que sim. Só para você saber, eu tenho um vídeo no Youtube que eu falo dessas 5 dicas de uma maneira um pouco mais aprofundada, se você quiser assisti-lo clica no vídeo abaixo aqui mesmo nesta página:

Era isso por hoje. Eu te vejo na próxima.

Um abraço, Amanda Alves.

Autor: Ah! manda Direito

Notícias relacionadas
Comentários