Seja sincero comigo: você acha que é possível estudar para a primeira fase do exame da OAB em 30 dias?

Provavelmente sua resposta foi “Não”, afinal os cursos tradicionais costumam ter 6 meses a 1 ano de duração, consequentemente em 30 dias é impossível.

No entanto, eu digo que sim, é possível, e vou te provar até o final deste texto e te mostrar na prática como fazer isso. Continue comigo.

É claro que quando a gente pensa em estudar todos os temas possíveis e imagináveis das 17 matérias cobradas na prova, parece mesmo impossível fazer isso em menos de alguns bons meses. E é isso o que a maioria dos métodos de estudo que você vê por ai fazem.

Acontece que esse é um PÉSSIMO caminho para se seguir. E vou te dar algumas razões bem simples e de fácil compreensão para que você entenda meu ponto de vista:

1- Quando você estuda todo o edital – ou seja, todos os temas das 17 matérias – você dá igual foco a todos eles, não consegue filtrar o que é realmente mais importante para a sua prova, e tende a ter um resultado ruim, no fim das contas;

2- O espaço da sua memória é limitado. Você provavelmente sabe quem é o Presidente dos EUA mas dificilmente sabe quem é a Vice, certo? Isso porque a gente tende a guardar apenas as informações mais importantes sobre determinados tópicos. Se você não conta para o seu cérebro quais são essas informações, ele guarda tudo meio embaralhado em uma das caixinhas da memória, e essas informações custam a vir na hora em que você precisa delas: no dia da sua prova.

3Se você apenas senta e assiste a videoaulas você não está estudando: está recebendo informação de forma passiva. E isso é muito pouco efetivo na hora do exame, em especial porque a taxa de retenção daquela informação toda é muito baixa. Olha só a pirâmide do aprendizado desenvolvida por um sujeito chamado William Glasser:

Traduzindo essas informações para o que geralmente acontece com os OABeiros: você provavelmente está gastando um tempão assistindo um monte de aulas aleatórias sobre inúmeras matérias sem técnica ou estratégia alguma, e o pior: absorvendo, na melhor das hipóteses, 50% de tudo isso

E quando eu vejo que esse é o maior problema daqueles que estão se preparando pra OAB, me dá uma vontade louca de sair gritando: “nãããão, esse é o caminho errado, não vá por ai”.

Mas de nada adiantaria eu te contar sobre o caminho errado, sem apontar o certo. E é precisamente esse o meu objetivo aqui. 

Eis o que você precisa saber para se preparar da forma mais direta, eficiente e poderosa pra sua prova:

1- Estudar apenas as nove matérias principais: você vai colocar no seu cérebro apenas as informações que ele precisa ter para conseguir fazer com que você alcance seu objetivo da aprovação. As nove matérias principais correspondem a 58 questões, ou a 72,5% da sua prova. Você precisa apenas de 50% pra ser aprovada.

2- Estudar por lei seca e resolução de questões: a FGV não tira as questões da prova da aula do professor X ou Y. Ela tira da Lei. Ou seja: você precisa conhecer o texto da lei para aumentar exponencialmente suas chances de aprovação. Com a resolução de questões você pratica o que foi estudado, em um nítido estudo ativo, aumentando o grau de absorção para 80% segundo a pirâmide do aprendizado de Glasser.

3- Ter um método organizado: você precisa saber o que estudar por dia, e, enquanto estiver estudando, precisa saber exatamente no que focar ou em quais artigos dar mais atenção;

4- Perguntar: é extremamente recomendável que você tire suas dúvidas na hora que elas aparecerem. Não deixe que vire uma bola de neve. Ter alguém te guiando – alguém que já percorreu esse caminho – é o melhor atalho para a sua aprovação.

Esses pilares reunidos formam a estratégia mais enxuta e potente para a preparação para a OAB, permitindo que seja sim possível que o seu estudo seja feito em apenas 30 dias.

Isso porque, quando você elimina todo o supérfluo, acaba por focar toda a sua energia no que realmente merece a atenção, e no que tem o maior potencial de fazer com que você alcance sua aprovação.

O fato é: foi analisando dezenas de provas e métodos de estudo (inclusive na prática) que eu criei o Missão OAB. E estou prestes a abrir a última turma do ano para esse meu treinamento, nessa sexta feira, dia 27, sendo que as matrículas serão por apenas 24h.

Então, se você tem alguma pretensão em entrar pra essa turma, eu recomendo fortemente que você entre no meu grupo de WhatsApp em que eu explicarei e te mostrarei por dentro como é o Missão, e disponibilizarei o link para que você consiga se inscrever, no dia 27.

Link para entrar no grupo: https://ahmandadireito.com.br/meteorico-bf-org/

Deixa eu te ajudar a estudar da melhor forma e vamos juntas buscar essa aprovação.

Autor: Ah! manda Direito

Notícias relacionadas
Comentários